A Paraíba registrou 781 novos casos de HIV e o mesmo número de diagnósticos de Aids entre janeiro e novembro de 2024, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). No ranking estadual, Patos aparece na 5ª posição, com 19 casos de HIV e 12 de Aids confirmados.
João Pessoa lidera a lista com 406 novos casos de HIV e 98 de Aids, seguida por Campina Grande, que registrou 52 e 17 diagnósticos, respectivamente.
Apesar do aumento no número de casos diagnosticados, o estado apresentou uma redução na mortalidade por Aids em 2024: foram registrados 143 óbitos, 19 a menos que em 2023, o que representa um coeficiente de mortalidade de 3,5 óbitos por 100 mil habitantes.
Tratamento e prevenção no estado
Na Paraíba, 9.376 pessoas estão em tratamento antirretroviral, com medicamentos distribuídos em 14 serviços de referência localizados em todas as macrorregiões do estado. Em Patos, o Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) é o ponto principal de apoio para diagnóstico, tratamento e aconselhamento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A médica infectologista da SES, Júlia Chaves, destacou a importância da profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) como ferramentas eficazes na prevenção do HIV. “Elas contribuem para a qualidade de vida das pessoas e impedem que quem teve contato com o vírus adquira a infecção, desde que administradas adequadamente”, afirmou.
Conscientização em dezembro
Dezembro é marcado pela campanha de conscientização sobre ISTs, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do HIV e da Aids. As ações reforçam a importância do uso de preservativos, acesso à testagem gratuita e adesão a métodos preventivos como a PrEP, que pode ser adquirida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A PrEP é recomendada para pessoas com maior vulnerabilidade à infecção, como homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas trans, casais sorodiferentes e usuários de drogas injetáveis.
Embora seja uma ferramenta importante para o controle do HIV, a PrEP não substitui o uso de preservativos, que continuam sendo fundamentais para a proteção contra outras ISTs, como sífilis e gonorreia.
Onde buscar atendimento em Patos
A população de Patos pode contar com o SAE/CTA local para realizar exames, receber medicamentos antirretrovirais e participar de programas de aconselhamento e monitoramento contínuo. Este serviço é fundamental para a redução dos índices de mortalidade e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e Aids no município.
Serviços de Referência para HIV/Aids e outras ISTs na Paraíba:
- Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga (João Pessoa)
- Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) - João Pessoa
- SAE - Cabedelo
- SAE - Santa Rita
- SAE/CTA - Patos
- SAE/CTA - Campina Grande
- SAE - Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) - Campina Grande (via regulação)
Por: Felipe Vilar / Fonte: Patos Online com g1 PB
siga nosso instagram: @plantaohora