Se as eleições presidenciais fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sairia vitorioso contra todos os possíveis candidatos da direita, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso este estivesse apto a concorrer. É o que revela pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado (5) pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o levantamento, Lula aparece com 36% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 30%. A diferença entre os dois, de seis pontos percentuais, está fora da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Em terceiro lugar, figura Ciro Gomes (PDT), com 12%, seguido por Pablo Marçal (PRTB), com 7%, e Eduardo Leite (PSDB), que pontua 5%.

O total de entrevistados que afirmaram votar em branco, anular o voto ou não optar por nenhum candidato chega a 9%. Já 2% disseram não saber em quem votar.

A pesquisa ouviu 3.054 eleitores com 16 anos ou mais, em 172 municípios do país, entre os dias 1º e 3 de abril.

 

Cenários sem Bolsonaro

Nos cenários simulados sem Bolsonaro — que segue inelegível até 2030 — Lula também se mantém na dianteira. Quando o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é testado como principal representante da direita, o presidente lidera com 35%, seguido por Tarcísio com 15%. Ciro Gomes e Pablo Marçal empatam em 11%.

Outros nomes testados incluem Ratinho Junior (PSD), com 5%, Eduardo Leite (PSDB) e Romeu Zema (Novo), ambos com 3%, e Ronaldo Caiado (União), com 2%.

Já em uma simulação com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) no lugar de Tarcísio, Lula mantém os mesmos 35%, enquanto o filho do ex-presidente marca 11%, atrás de Ciro (12%) e à frente de Marçal (10%).

Quando o nome apresentado é o de Michelle Bolsonaro (PL), Lula lidera novamente com 35%, contra 15% da ex-primeira-dama. Ciro aparece com 12% e Marçal, com 10%.

 

Disputa sem Lula e sem Bolsonaro

A pesquisa também testou um cenário eleitoral sem a presença dos dois principais nomes da polarização nacional. Neste contexto, a disputa fica mais acirrada, com Ciro Gomes (PDT) liderando com 19%, seguido de perto por Tarcísio de Freitas (16%) e Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda, com 15%. Pablo Marçal (12%) e Ratinho Junior (7%) completam a lista.

 

Intenção de voto espontânea

No levantamento espontâneo — quando o eleitor responde livremente, sem apresentação de nomes — Lula registra 20% das menções, seguido por Bolsonaro, com 14%. Tarcísio e Ciro Gomes aparecem com 1% cada. A maioria dos entrevistados, no entanto, não sabe em quem votaria: 52% afirmaram estar indecisos.

 

Avaliação do governo

A pesquisa também aferiu a aprovação do governo federal. Para 29% dos entrevistados, a gestão Lula é positiva, enquanto 38% consideram o governo ruim ou péssimo. Os demais classificam como regular ou não opinaram.

 

Por Fonte83 

siga nosso instagram: @plantaohora