Nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, trabalhadores, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos progressistas se mobilizaram em protestos contra a escala de trabalho 6×1. As manifestações ocorreram simultaneamente em João Pessoa, no bairro de Mangabeira, e em Campina Grande, no bairro do Cruzeiro, reunindo centenas de participantes.
Os atos têm como objetivo pressionar o Congresso Nacional e sensibilizar a sociedade para a discussão de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1. De acordo com Tião da CUT, um dos organizadores, a mobilização é essencial para trazer visibilidade à pauta. “Estamos nas ruas para dar visibilidade a essa luta histórica. Queremos que as entidades levem essa discussão ao Congresso e mobilizem a sociedade em favor dos trabalhadores”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio da Grande João Pessoa (SINECOM-JP), Rogério Braz, reforçou a importância da mobilização para pressionar parlamentares a apoiarem a PEC, que tramita na Câmara dos Deputados. “Os trabalhadores merecem ter vida além do trabalho. É fundamental garantir mais tempo para descansar, cuidar da saúde, conviver com a família, estudar e ter lazer. Essa proposta busca melhorar a qualidade de vida de todos”, destacou.
A PEC, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), já alcançou o número mínimo de assinaturas necessário para iniciar sua tramitação na Câmara. Entre os parlamentares que apoiaram a proposta estão quatro deputados da Paraíba, que contribuíram para atingir o quórum na última quarta-feira (13).
por Feliphe Rojas / pbagora
siga nosso instagram: @plantaohora