As primeiras câmeras corporais destinadas aos policiais da Paraíba já chegaram ao Brasil, mas ainda não há uma data definida para o início do uso dos dispositivos. Segundo a Secretaria da Segurança e da Defesa Social, os equipamentos aguardam liberação da Receita Federal antes de serem encaminhados para a central de distribuição da empresa fornecedora.

Somente após essa etapa, as câmeras serão enviadas à Paraíba para que se inicie o processo de implantação e treinamento dos policiais. A Secretaria informou que ainda não recebeu uma previsão para a liberação dos equipamentos e destacou que o tempo necessário para a capacitação dos agentes dependerá da chegada das câmeras ao estado.

Em dezembro de 2024, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba firmou um contrato de R$ 3,53 milhões para a aquisição de 500 câmeras corporais. Os equipamentos serão utilizados por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-PB.

A empresa vencedora da licitação foi a Advanta Sistemas de Telecomunicações e Serviços de Informática LTDA, com um contrato firmado para duração de três anos. O modelo de câmera escolhido registrará toda a atuação dos policiais, com exceção de algumas situações específicas que serão regulamentadas pelo Ministério da Justiça.

Ademais, a Paraíba foi selecionada em um edital do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para receber R$ 5,5 milhões destinados à compra de câmeras corporais adicionais para a Polícia Militar. Os equipamentos deverão seguir os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

 

PBAGORA

 

siga nosso instagram: @plantaohora