Todos os anos após as chuvas de inverno a reclamação é a mesma: a água fornecida pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Regional das Espinharas (CAGEPA/Espinharas), está chegando nas torneiras com coloração incomum e trazendo indagações sobre a qualidade do “liquido precioso”.

Vários moradores estão enviando fotos e fazendo observações nas rádios e redes sociais sobre a coloração da água, porém, o assessor de comunicação da CAGEPA/Espinharas, Juraci Barbalho, explicou que o fato é temporário e se dá devido a renovação de parte de água dos mananciais que abastecem as cidades do sertão.

Juraci esclareceu que o mato presente no leito dos mananciais muda a tonalidade das águas e em decorrência disso a cor se acentua. A pressão da água nos canos também causa o efeito, porém, a água não perde a sua qualidade apesar da cor. O assessor de comunicação concedeu entrevista sobre as reclamações e relatou que a falta de limpeza nos mananciais colabora mais ainda com o fato, pois a quantidade de plantas é visível nos açudes e barragens.

Dos mananciais que contribuem com o abastecimento de água na região de Patos, apenas a Barragem da Farinha transbordou. A cor da água da barragem é visível em decorrência do solo e das plantas arrastadas para dentro do leito. O mesmo fenômeno está presente nos demais mananciais mesmo sem o transbordamento.

 

 

Jozivan Antero – Patosonline.com