Na manhã desta quinta-feira, dia 9 de maio, o ex-secretário de Cultura de Patos, Deleon Souto, foi exonerado pelo prefeito interino de Patos, Sales Júnior. Em uma reunião, na sede da Fundação Cultural de Patos, Sales anunciou a decisão de afastar Deleon do cargo de presidente da Fundap.
Entretanto, Deleon, juntamente com a equipe ativa da Fundação, já havia tomado a decisão de deixar o cargo, pois, segundo ele, vinha sofrendo perseguição por parte da administração municipal e não tinha liberdade de fazer como ele achava certo.
A instabilidade começou quando Deleon Souto afirmou que não concordava com algumas decisões de Sales Júnior, como a de não realizar o São João de Patos 2019, pois ele disse que havia sim a possibilidade de realizar o evento, e que já tinha comprovado isso.
“Nós não concordamos, de fato, com os argumentos que foram apresentados para cancelar o São João de Patos 2019. Nós já havíamos comprovado a possibilidade de realizar o evento. Mas como foi uma decisão do gestor, nós não tínhamos como passar por cima dele e nem superá-lo”, desabafou Deleon.
A decisão de deixar o órgão partiu da própria equipe da Fundap. Segundo Deleon, o motivo é a falta de consenso em algumas decisões e a instabilidade política.
“Diante de todas as críticas que são colocadas e da forma como foi exposto, nós decidimos nos afastar dos cargos, e consideramos inviável permanecer à frente da Fundap e do evento. Não havia condição de ficar no cargo, até mesmo pela instabilidade política atual”, justificou o ex-secretário.
Na última segunda-feira, dia 6 de maio, o prefeito interino, Sales Júnior, anunciou o cancelamento do São João de Patos 2019, alegando falta de recursos para realizar o evento. No entanto, uma denúncia trouxe à tona que o cancelamento do evento se deu para que uma empresa de Campina Grande pudesse realizar o evento de forma privada.
Com o afastamento dos funcionários, todas as atividades da Fundação Cultural de Patos foram suspensas até que a nova equipe assuma os cargos.
Blog do Jordan Bezerra