A cena é digna de aplausos, mas também de indignação, pois os cidadãos fazem esforços com as próprias mãos em algo que deveria ser realizado com máquinas e servidores do setor público. Na manhã deste domingo, dia 07, a reportagem do Patosonline.com recebeu o vídeo que mostra homens fazendo limpeza no canal que leva às aguas da Barragem da Farinha ao Açude Jatobá, em Patos.

Construído na década de 90 pela gestão do ex-prefeito Ivanio Ramalho, o canal tem a finalidade de ajudar ao Açude do Jatobá a receber águas quando a Barragem da Farinha atinge certo limite da sua capacidade e está próximo a transbordar pelo sangradouro, porém, o canal encontra-se assoreado com vegetação e barro e este fato dificultou a passagem de uma quantidade maior de água.

Como o poder público tem demonstrado descaso com o próprio Açude do Jatobá e com o canal, os sertanejos decidiram dar sua contribuição diante da omissão das autoridades. Mesmo a ajuda sendo mínima diante da necessidade dos serviços, a cena é digna de respeito do povo patoense e da região.

Muito provavelmente o Açude do Jatobá não sangra para alegria dos sertanejos, pois dois casos chamam a atenção: a falta de um serviço que leve água do Riacho do Espinho Branco ao Jatobá e pela pouca água que passa no canal da Farinha que não tem a profundidade e a limpeza adequada.

 

Jozivan Antero – Patosonline.com