
Diversos estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) têm utilizado as redes sociais para relatar possíveis casos de intoxicações após refeições no Restaurante Universitário (RU).
Entre os sintomas apresentados estiveram náuseas, vômitos e diarreia. Em um dos conteúdos que viralizou nas redes no último fim de semana, com quase 20 mil visualizações, uma estudante do curso de Medicina relata os problemas de intoxicação.
“Vários estudantes da UFPB estão apresentando sintomas de intoxicação alimentar (…) eu e meu namorado apresentaram alguns desses sintomas que outros estudantes estão apresentando. Tudo indica que foi alguma intoxicação no RU. Porque todos nós comemos lá, ou bebemos a água de lá”, diz como observado pela reportagem.
Ao ClickPB, uma estudante do curso de Engenharia Elétrica relatou que esteve parte da noite e madrugada da sexta-feira (14) passando mal, vomitando “quase que sem pausas”.
“Na sexta-feira (14) foi o dia que passei mal. Meus sintomas iniciaram por volta das 19h30, quando comecei a sentir náuseas. Não demorou muito tempo depois disso, comecei a vomitar quase que sem pausas. Vomitei das 20h40 e parei somente de madrugada, repetindo por cinco vezes. Ainda de madrugada tive febre leve, que continuou até a tarde de sábado”, disse a estudante Stefanie Moura à reportagem.
Ela detalhou ao ClickPB qual foi o cardápio do almoço no RU naquele dia.
"Na sexta-feira realizei todas as refeições como de costume, e almocei no RU assim como as outras pessoas. Comi às 11h30, feijoada, farofa, salada, frango, gelatina e suco”, explicou.
Segundo a graduanda, os sintomas passaram após muita hidratação e remédio para vômito ao longo do sábado.
Nas redes sociais, outros depoimentos também trazem a tona a situação no Restaurante da UFPB.
“Eu passei muito mal, diarréia, dores abdominais”, escreveu outro estudante nas redes sociais. “Resolvi jantar pela primeira vez no RU do Campus 1 um dia desse e fiquei mal logo aós chegar em casa”, publicou outro graduado também na mesma rede.
Universidade e DCE acompanham o caso
O ClickPB apurou que o Diretório Central dos Estudantes (DCE-PB) está acompanhando a situação e que “recebeu diversas denúncias” e já cobrou providência a Superintendência dos Restaurantes Universitários (SRU).
Um formulário está sendo disponibilizado online e pode ser preenchido por qualquer estudante que tenha se sentido prejudicado após se alimentar no restaurante universitário da UFPB.
(foto reprodução/redes sociais)
(foto reprodução/redes sociais)
(foto reprodução/redes sociais)
(foto reprodução/redes sociais)
(foto reprodução/redes sociais)
(foto reprodução/redes sociais)
“A SRU está conduzindo uma investigação e solicita que todos os estudantes que apresentaram sintomas preencham a ficha individual de investigação de surto alimentar. A participação de todos é essencial para identificar a origem do problema e garantir soluções efetivas”, traz nota publicada no Instagram.
Para ter acesso ao formulário clique aqui.
A reportagem apurou que ontem (16) a Superintendência de Restaurantes Universitários (SRU) emitiu nota sobre o caso e detalhou que entre as medidas adotadas, junto a investigação, está a notificação da empresa fornecedora.
Por Joaquim Neto / clickpb
siga nosso instagram: @plantaohora