Em todo ano de 2024, o estado da Paraíba registrou mais de 460 mil descargas atmosféricas. A informação é do Grupo Storm responsável pelo monitoramento e previsão de eventos climáticos, em parceria com a Energisa Paraíba. Esse número é o maior dos últimos 5 anos.
Já em 2025, no mês de janeiro o registro foi demais de 85 mil descargas atmosféricas em todo estado, um aumento de mais de 37% em relação a janeiro de 2024. A meteorologista e consultora da Energisa Paraíba, Dra. Ana Paula Paes, explica que esse aumento está associado a fatores oceânicos e atmosféricos, que juntos favoreceram o desenvolvimento de nuvens de tempestades sobre a região.
“A temperatura da superfície do mar mais fria que o normal no Pacífico Equatorial, e mais quente sobre o Atlântico Tropical, tendem a favorecer a formação de nuvens sobre a região. Sobre o continente, uma Oscilação chamada de “Madden-Julian” (OMJ) também esteve na fase favorável ao desenvolvimento de nuvens e chuva com descargas atmosféricas sobre o Nordeste do Brasil”, explicou a meteorologista.
Ela enfatiza ainda que para os próximos dias, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) deve deixar o tempo instável e com condições para chuvas que poderão ser localmente fortes e vir acompanhadas de descargas atmosféricas em grande parte da Paraíba.
O coordenador do Centro de Operações da Energisa Paraíba, Bruno Correa, ressalta que o Centro de Operação Integrado, realiza o monitoramento em tempo real de todo o sistema elétrico do estado, visando garantir um atendimento contínuo e rápido para os clientes, 24 horas por dia. “Temos um planejamento visando o bem-estar dos clientes, com medidas preventivas e ações efetivas diante dos eventos climáticos. Por meio desse plano, que é estruturado com equipes alocadas em pontos estratégicos em todo o Estado, buscamos manter a qualidade do fornecimento de energia e atender todas as solicitações dentro do prazo, mesmo diante das adversidades climáticas apresentadas”, explica.
Diante desse aumento nas chuvas e descargas, o coordenador orienta os clientes a desconectarem eletrodomésticos das tomadas e evitar a utilização de equipamentos que precisem permanecer ligados durante situações climáticas adversas. “É importante lembrar as pessoas a não se aproximarem de galhos ou cabos rompidos em decorrência de quedas de árvores e, em vez disso, acionar imediatamente os Bombeiros ou a própria concessionária, que podem resolver a situação de maneira segura e eficiente. A vida deve estar sempre em primeiro lugar”, concluiu.
Recomendações
Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
Não faça manutenções quando estiver chovendo
Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
Em caso de situações envolvendo a rede de energia, não se aproxime e entre em contato com a Energisa Paraíba
Para informações ou em caso de acidentes ligue para o Corpo de Bombeiros pelo 193
PBAGORA
siga nosso instagram: @plantaohora