Na manhã desta terça-feira (29), a família da senhora Rosilda Mendes Costa, moradora de Patos, buscou a redação do Patosonline.com para expor uma situação de possível negativa de atendimento no Banco de Leite Humano da Maternidade Dr. Peregrino Filho. Rosilda, que enfrenta suspeita de câncer na região do ovário, vem realizando exames e tratamentos, inclusive com acompanhamento médico em João Pessoa.
Sua filha, Maria Vitória, explicou que o quadro da mãe exige a realização de exames complementares, incluindo uma Cirurgia de Alta Frequência (CAF), que permite a remoção de lesões no colo do útero, vulva ou vagina, por meio de bisturi elétrico. O procedimento foi solicitado pela médica que acompanha Rosilda em João Pessoa e foi agendado via Sistema Único de Saúde (SUS), com data confirmada para o próximo dia 05 de novembro, conforme documento fornecido pela Maternidade de Patos.
Entretanto, em nova visita à unidade na manhã desta terça (29), para confirmar o exame, Rosilda foi surpreendida com a informação de que o procedimento não constava no sistema da maternidade. Segundo Maria Vitória, a notícia deixou a família angustiada, já que o exame é essencial para obter um diagnóstico precoce, e o adiamento pode comprometer a saúde de sua mãe.
Em busca de esclarecimentos, o Patosonline.com procurou a assessoria de comunicação da Maternidade Dr. Peregrino Filho, que prontamente atendeu nossa equipe e enviou uma nota de esclarecimento acerca do fato. Confira na íntegra abaixo:
A Maternidade Dr. Peregrino Filho, é uma unidade hospitalar vinculado ao Sistema Único de Saúde (sus) de gestão estadual, referência no atendimento Materno-Infantil da 3ª Macrorregião de Saúde que compõe o alto sertão paraibano. Instituição com Tilulo e Selo de Hospital Amigo da Criança e da Mulher vem por meio deste dar alguns esclarecimentos:
A Maternidade Dr. Peregrino Filho vem a público esclarecer a denúncia apresentada pela família da paciente R.M.C. em relação ao atendimento no Banco de Leite Humano.
Informamos que a paciente já está sob acompanhamento do Banco de Leite, e que para a realização do procedimento a unidade hospitalar está aguardando o resultado da biópsia para garantir a segurança do procedimento.
Na terça-feira, 29 de outubro, a paciente compareceu à unidade, mas manifestou descontentamento com a equipe do Banco de Leite, exigindo um atendimento médico não programado. Além disso, foi constatado a inexistência do resultado da biópsia sendo esta necessária para realização da cirurgia.
A unidade hospitalar permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o caso.
Por Patos Online
siga nosso instagram: @plantaohora