Soltar pipas é uma brincadeira comum no período de férias, mas se for em local inadequado pode resultar em acidentes graves e até mortes. Em 2024, conforme levantamento da Energisa, foram registradas, na Paraíba, 42 ocorrências. Ao longo de todo o ano de 2023, foram 131, impactando mais de 90 mil clientes. A maior quantidade foi registrada em João Pessoa, que lidera o ranking, seguida de Campina Grande e Bayeux.
Se não for solta em local adequado, a pipa pode enroscar na rede elétrica e causar a interrupção do fornecimento de energia, além de acidentes graves. As 42 ocorrências deste ano acabaram interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 30 mil clientes.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, as ocorrências em 2024 tiveram uma redução de 6% menor. Mesmo assim, é preciso estar em alerta devido a segurança e o impacto no fornecimento de energia.
O coordenador de saúde e segurança da Energisa Paraíba, Lenildson Santos, orienta que é preciso buscar um local adequado para que a brincadeira seja realizada de forma segura: “Em primeiro lugar os pais ou responsáveis devem direcionar a brincadeira para parques e campos abertos, longe da rede de energia elétrica, eliminando o risco choque elétrico para quem está soltando a pipa como também evitando interrupção do fornecimento de energia da região”, alerta.
Ele ressalta que as pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas na fiação e postes de energia elétrica. Além disso, em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar a Energisa o mais rápido possível pelo 0800 083 0196.
“Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, equipados com todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica. O uso de materiais cortantes como linha chilena e o cerol, também não é indicado para pipas, já que pode provocar graves acidentes”, ressalta Lenildson.
Dicas de segurança
– Jamais solte pipa próximo à rede elétrica e nunca tente remover a pipa da rede elétrica. Você pode levar um choque elétrico. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;
– Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, e não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;
– Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;
– Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;
– Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento.
Com assessoria.
siga nosso instagram: @plantaohora