
A BYD revelou um novo sistema para carros elétricos que, segundo a montadora chinesa, permitirá recargas quase tão rápidas quanto o tempo necessário para abastecer um carro convencional. Após o anúncio da nova tecnologia de baterias que permitem recarga rápida, as ações da gigante chinesa de carros elétricos dispararam. Na Bolsa de Hong Kong, os papéis da BYD já subiram cerca de 45% neste ano.
A nova bateria e o novo sistema de carregamento da BYD foram capazes de fornecer 470 quilômetros de autonomia em apenas cinco minutos em testes com seu novo sedã Han L, disse o presidente e fundador Wang Chuanfu durante o evento realizado na noite de segunda-feira em Shenzhen, onde a BYD apresentou a atualização de seus veículos elétricos — a montadora com sede em Shenzhen também fabrica carros híbridos.
Ser capaz de carregar um carro no mesmo tempo em que um veículo com motor de combustão leva para entrar e sair de um posto de gasolina poderia convencer motoristas que não estão dispostos a fazer paradas longas a adotar veículos elétricos.
A chamada Super e-Platform conta com baterias de carregamento ultrarrápido, um motor de 30.000 RPM e novos chips de potência de carboneto de silício.
Em termos simples, isso significa que seus carros podem atingir uma potência de carregamento de um megawatt e uma velocidade máxima de carregamento de dois quilômetros por segundo, tornando — segundo a BYD — este o sistema mais rápido do tipo para veículos produzidos em massa, permitindo uma autonomia de 400 quilômetros com apenas cinco minutos de recarga. Isso é bem semelhante ao tempo necessário para entrar e sair de um posto de gasolina e pagar por um tanque cheio.
Superando a Tesla
A velocidade que a BYD afirma poder oferecer supera até mesmo os superchargers da Tesla, que conseguem recarregar 275 quilômetros de autonomia em 10 minutos. A Tesla, no entanto, tem uma rede muito maior de mais de 65.000 superchargers em todo o mundo. Outros concorrentes, como o novo sedã elétrico de entrada CLA da Mercedes-Benz Group AG, divulgado na semana passada, , podem atingir 325 quilômetros de autonomia após 10 minutos de recarga.
Para a BYD, a verdadeira concorrência provavelmente está mais perto de casa, com outras marcas chinesas rivais. A Li Auto, por exemplo, utiliza uma bateria da Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL) em um de seus veículos, que oferece 500 quilômetros de autonomia com apenas 12 minutos de carga.
A BYD afirma ter avançado tanto que seu Han L, um dos veículos elétricos que agora contará com a nova Super e-Platform, é comparável a um carro de corrida da Fórmula E.
Segundo anunciou Wang no evento da empresa, a nova plataforma de veículos elétricos da BYD permitirá que os carros atinjam 100 quilômetros por hora em dois segundos.
Esta é a BYD “elevando o jogo para outra dimensão”, disse Lei Xing, um analista independente do setor automotivo da China.
O novo sistema, que servirá de base para muitos de seus futuros veículos elétricos, pode dar outro impulso para a BYD, que saiu lá de trás para rivalizar com a Tesla como a maior vendedora de veículos elétricos do mundo.
A BYD teve um início estelar em 2025. A empresa, que só fabrica carros híbridos e totalmente elétricos, vendeu mais de 318.000 veículos de passageiros no mês passado, um aumento de 161% em relação ao ano anterior. É a maior fabricante de carros da China, o maior mercado automotivo do mundo, com uma participação de mercado próxima de 15%.
Um avançado trem de propulsão para veículos elétricos poderia aumentar ainda mais a demanda por carros de próxima geração da BYD, disse Joanna Chen, analista do setor automotivo da China na Bloomberg Intelligence.
— Isso poderia marcar o início de uma nova onda de lançamentos de modelos, impulsionando as vendas de veículos totalmente elétricos da BYD a alcançar os híbridos depois de terem ficado para trás em 2024 — disse ela.
A BYD também começa a ditar o ritmo em tecnologia avançada de assistência ao motorista. No início deste ano, a empresa disse que está levando isso para o público em geral ao incluir recursos, como assistência de permanência em faixa e piloto automático adaptativo, em alguns de seus modelos mais baratos.
A Super e-Platform da BYD também pode representar uma ameaça competitiva para a Contemporary Amperex Technology (CATL), atualmente a maior fabricante mundial de baterias para veículos elétricos. A Li Auto, por exemplo, está usando uma das baterias de última geração da CATL, que permite o carregamento para 500 quilômetros de autonomia em 12 minutos.
Como a BYD conseguiu tornar o carregamento tão rápido?
A BYD afirma que isso se deve ao seu “sistema de terminal de carregamento ultrarrápido de megawatts totalmente resfriado a líquido”. Além disso, para suportar a carga de potência ultra-alta, a BYD desenvolveu internamente um chip de potência automotivo de carboneto de silício de próxima geração. Esse chip possui uma classificação de tensão de até 1500V, a mais alta já registrada na indústria automotiva.
Paralelamente, a BYD lançou na segunda-feira sua bateria de carregamento ultrarrápido. Da extremidade positiva à negativa, a célula contém canais de íons de ultra-alta velocidade, que, segundo a BYD, reduzem a resistência interna da bateria em 50%.
A empresa também revelou um motor de 30.000 RPM produzido em massa. Luo Hongbin, vice-presidente sênior da BYD, afirmou que o motor “não apenas aumenta significativamente a velocidade do veículo, mas também reduz consideravelmente o peso e o tamanho do motor, aumentando a densidade de potência”.
O novo sistema é seguro?
Essa é uma pergunta complexa. No caso de carregamento ultrarrápido, pode haver impactos na segurança da bateria e em sua durabilidade ao longo do tempo. Baterias mais antigas podem não ser adequadas para esse tipo de carregamento rápido. Além disso, altas correntes de carga podem causar superaquecimento severo, escreveu o professor Ouyang Minggao, da Universidade de Tsinghua, em um artigo de 2024.
Também pode haver custos adicionais. A Guotai Junan Securities estimou que atualizar um veículo elétrico de uma arquitetura de 400 volts para 800 volts pode acrescentar cerca de 4.000 yuans (US$ 550) por veículo. A nova plataforma da BYD chega a 1.000 volts, alimentando a bateria, o motor, o ar-condicionado e outros componentes.
Além disso, as redes elétricas podem não suportar a carga de um carregamento tão rápido, o que significa que as estações de carregamento ultrarrápido — a BYD afirma que planeja construir mais de 4.000 delas na China — podem não conseguir obter energia diretamente da rede elétrica, segundo Ouyang.
Algumas montadoras de veículos elétricos, como a Xpeng, que também está desenvolvendo tecnologias de carregamento ultrarrápido, utilizam unidades de armazenamento de energia próprias em suas estações para ajudar a gerenciar a alta demanda por eletricidade.
Onde o novo sistema de carregamento de cinco minutos da BYD pode ser usado?
O presidente da BYD admitiu que, apesar dos avanços na tecnologia de veículos elétricos, a “ansiedade de carregamento” ainda é uma grande preocupação. As pessoas não querem esperar horas para carregar o carro e, pior ainda, não querem chegar a um ponto de carregamento e encontrá-lo quebrado ou ocupado.
Os carros de carregamento ultrarrápido da BYD podem, portanto, ajudar a reduzir essa preocupação. Segundo Vincent Sun, analista da Morningstar, as baterias de carregamento rápido são “mais um passo para reduzir a hesitação dos consumidores em relação aos veículos elétricos”, mas ele acrescentou que “os requisitos de alta voltagem para os postos de carregamento ainda não são amplamente suportados”.
Por enquanto, o sistema estará disponível apenas na China. Os primeiros modelos a contar com a Super e-Platform da BYD serão o Han L e o Tang L, que já estão em pré-venda na China e devem ser lançados em abril.
Montadoras que estão construindo sua própria infraestrutura de carregamento, como BYD e Tesla, estão levantando questões sobre a viabilidade da troca de baterias. Em vez de carregar uma bateria, esse método permite que o motorista substitua a bateria descarregada por uma nova. A Nio Inc., por exemplo, já construiu mais de 3.200 estações de troca de baterias globalmente, a maioria delas na China.
Quanto custarão os modelos da BYD com essa nova tecnologia?
- O Han L terá preço inicial de 270.000 yuans ( cerca de US$ 37.500 ou R$ 214 mil).
- O Tang L (SUV) começará em 280.000 yuans (cerca de US$ 39.000 ou R$ 222,5 mil).
Ambos contarão com os recursos mais recentes de direção autônoma da BYD, chamados God’s Eye.
Por Bloomberg — Shenzhen, China
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