Instagram começa a aplicar restrições a contas de adolescentes a partir de hoje

A rede social Instagram vai começar a aplicar uma série de restrições a contas de adolescentes no Brasil e em outros países da América Latina, a partir desta terça-feira (11). Essas contas passarão a ser reconfiguradas e as restrições só poderão ser retiradas com a autorização dos pais.

As novas medidas estão sendo implementadas desde o fim do ano passado, após a Meta, dona do Instagram e do Facebook, ter recebido processos judiciais e críticas da comunidade científica por ser acusada de estar ciente de que a rede social é potencialmente danosa para saúde mental de jovens, em especial as meninas.

O Instagram havia anunciado a proteção automática das contas de adolescente em setembro do ano passado, quando começaram a ser implementadas nos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, 38% dos adolescentes de 13 a 14 anos dizem que o Instagram é a rede social que mais usam. Entre os de 15 a 17 anos, são 62%. Juntos, eles somam mais de 7,7 milhões de usuários. A empresa não divulga quantos adolescentes têm conta no Instagram.

 

Mudanças no Instagram para adolescentes

Agora, as contas de adolescentes serão automaticamente instaladas automaticamente nos usuários com menos de 18 anos. A idade mínima para utilizar a plataforma é 13 anos. As contas serão privadas por padrão, e só poderão receber mensagens, marcações e menções de seguidores e conexões existentes.

O Instagram também vai impedir que adolescentes recebam notificações entre as 22h e as 7h. As contas também serão mais restritivas para conteúdo sensível, como postagens com nudez ou violência ou que promovam procedimentos estéticos nas abas Explorar ou Reels.

Adolescentes com menos de 16 anos só vão conseguir alterar essas configurações e retirar as configurações com autorização dos pais. Além das configurações automáticas, os pais podem, por exemplo, aumentar o tempo de restrição das notificações, acessar com quem os filhos estão conversando (ainda que não possam ver o conteúdo das mensagens) ou definir um tempo máximo de uso diário do Instagram.

 

ICL Notícias

 

siga nosso instagram: @plantaohora