Moradores da Califórnia, nos Estados Unidos, estão em alerta. Na semana passada, foi encontrado em uma praia da cidade de Encinitas um peixe conhecido como “peixe do juízo final”, devido à sua reputação de preditor de desastres naturais, como terremotos.
A espécie em questão é o Regalecus glesne, conhecido como peixe-remo, que vive nas profundezas do oceano – geralmente a até 1.000 metros abaixo da superfície –, em uma zona chamada mesopelágica, onde não há luz do sol direta. Raro e misterioso, ele tem uma aparência incomum e pode atingir até 6 metros de comprimento.
Reza a lenda que esse peixe aparece antes de alguma desgraça acontecer. Uma hipótese que ganhou força em 2011, quando 20 surgiram na costa do Japão nos meses que antecederam o terremoto mais poderoso registrado no país.
Na Califórnia, esta foi a segunda aparição este ano. Ben Frable, pesquisador da Scripps Institution, disse em uma declaração em agosto, depois que o primeiro foi encontrado, que mudanças nas condições oceânicas, juntamente com um potencial aumento nas populações de peixes-remo, podem estar por trás do aumento nos avistamentos.
Diferentemente do peixe encontrado esta semana nas areias da praia, o animal visto em agosto estava boiando no mar quando foi achado por um grupo de banhistas.
Esses encontros acabam sendo uma chance de se conhecer melhor este animal tão enigmático e ainda pouco estudado. “Encontros raros como esse oferecem uma oportunidade incrível de aprender mais sobre essa espécie e seu comportamento”, salientou o pesquisador.
Por Renata Turbiani, para o Um Só Planeta
siga nosso instagram: @plantaohora