“Peixe do juízo final” é encontrado na Califórnia pela segunda vez no ano

Moradores da Califórnia, nos Estados Unidos, estão em alerta. Na semana passada, foi encontrado em uma praia da cidade de Encinitas um peixe conhecido como “peixe do juízo final”, devido à sua reputação de preditor de desastres naturais, como terremotos.

A espécie em questão é o Regalecus glesne, conhecido como peixe-remo, que vive nas profundezas do oceano – geralmente a até 1.000 metros abaixo da superfície –, em uma zona chamada mesopelágica, onde não há luz do sol direta. Raro e misterioso, ele tem uma aparência incomum e pode atingir até 6 metros de comprimento.

Reza a lenda que esse peixe aparece antes de alguma desgraça acontecer. Uma hipótese que ganhou força em 2011, quando 20 surgiram na costa do Japão nos meses que antecederam o terremoto mais poderoso registrado no país.

Na Califórnia, esta foi a segunda aparição este ano. Ben Frable, pesquisador da Scripps Institution, disse em uma declaração em agosto, depois que o primeiro foi encontrado, que mudanças nas condições oceânicas, juntamente com um potencial aumento nas populações de peixes-remo, podem estar por trás do aumento nos avistamentos.

Diferentemente do peixe encontrado esta semana nas areias da praia, o animal visto em agosto estava boiando no mar quando foi achado por um grupo de banhistas.

Esses encontros acabam sendo uma chance de se conhecer melhor este animal tão enigmático e ainda pouco estudado. “Encontros raros como esse oferecem uma oportunidade incrível de aprender mais sobre essa espécie e seu comportamento”, salientou o pesquisador.

 

Por Renata Turbiani, para o Um Só Planeta

siga nosso instagram: @plantaohora