A cantoria dos galos é conhecida por funcionar como um "despertador" natural. Todos os dias, eles cantam no mesmo horário — geralmente antes do amanhecer — o que acaba funcionando como uma referência de tempo para algumas pessoas.
🐓 Mas por que os galos cantam sempre no mesmo horário?
Isso acontece devido a uma necessidade instintiva de marcar território.
Os galos usam o canto para demonstrar poder e, por serem territorialistas, essa é a primeira atividade que realizam ao acordar, o que costuma acontecer por volta das 4h, segundo Elsio Figueiredo, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.
"Eles dormem quando o dia termina e estão biologicamente acostumados a acordar nesse horário", descreve.
O especialista explica ainda que o canto é uma forma de os galos avisarem que estão na área e que o lugar está ocupado.
"Trata-se de um comportamento natural da espécie, que desenvolveu esse hábito quando vivia livre na floresta e usava o canto para competir por território", diz.
Atualmente, em galinheiros, esse instinto se reflete em uma hierarquia na ordem da cantoria, o que significa que o primeiro galo a cantar é o mais dominante.
Vale destacar que esse territorialismo também está relacionado ao desejo do galo de manter as galinhas por perto.
"É uma forma de demonstrar força às fêmeas, que, ao se sentirem mais protegidas dos predadores, ficam por perto", explica Figueiredo.
Mas os galos não cantam apenas de madrugada.
O especialista explica que, durante o dia, eles também soltam a voz várias vezes, mas, por ser um período em que há outros barulhos e movimentos, esse canto chama menos atenção do que o que acontece antes do amanhecer.
Por Lara Castelo / G1
siga nosso instagram: @plantaohora