A Zeekr, marca do grupo chinês Geely, anunciou o lançamento da primeira bateria para carros elétricos que pode ser recarregada em apenas 10 minutos e 30 segundos.

O conjunto utiliza baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), as mesmas adotadas por carros já lançados no Brasil, como o BYD Dolphin, Seal e o GWM Ora 03, além de alguns Tesla Model 3 e Model Y.

A principal inovação neste lançamento está na construção e em um sistema aprimorado de gestão de energia (BMS), capazes de receber, com segurança, eletricidade de um ponto de recarga ultrarrápida chamado Zeekr V3.

Estes carregadores entregam 800 kW, um valor muito superior aos dos pontos de recarga mais velozes presentes no Brasil, que alcançam cerca de 150 kW. Como comparação, carros podem ser recarregados na tomada 110V de casa, onde a potência chega a 2,2 kW — o Zeekr V3 entrega 363,6 vezes mais potência.

É possível carregar a bateria em uma tomada como a de casa, mas a potência baixa faz a recarga levar dezenas de horas. Para alcançar os 10 minutos, é necessário encontrar um carregador Zeekr V3.

O tempo de 10 minutos e 30 segundos é calculado entre 10% e 80%. Antes e depois destes números, a velocidade é reduzida para evitar danos ao conjunto de baterias. Este é um cuidado muito comum em todos os carros elétricos e acontece até em celulares, tablets e notebooks.

Em comparação, os carros elétricos vendidos no Brasil tendem aceitar recargas entre 10% e 80% em cerca de 40 minutos.

Além da velocidade, a Zeekr garante que a recarga acontece de forma mais estável mesmo em clima adverso, como em temperaturas de -10 °C, onde o tempo sobe de 10 para 30 minutos.

A Zeekr é uma marca de luxo do grupo chinês Geely, responsável por outros nomes como Volvo, Polestar, Smart e Lotus. A companhia já tem planos para chegada oficial no Brasil e isso deve acontecer em outubro deste ano, mas seu foco seguirá no mercado premium onde está a Porsche, por exemplo.

O primeiro carro com a nova bateria será lançado no começo de 2025 e ele é a nova versão do Zeekr 007, um sedã de luxo com ar de esportividade e rival direto do BYD Seal — este já lançado no Brasil, custando R$ 299,8 mil.

 

Por André Fogaça, g1

siga nosso instagram: @plantaohora