Qual é o lado certo do papel alumínio? Aprenda e não erre mais

Na hora de embrulhar o frango para ir ao forno, a dúvida é clássica: qual lado do papel alumínio deve ficar para dentro e qual para fora, o brilhante ou o opaco?

🥵 A resposta tem a ver com as propriedades de absorção e de reflexão de calor do material, que, se usadas da forma correta, ajudam a cozinhar os alimentos mais rápido e a conservar melhor na geladeira depois.

Veja as dicas dos especialistas ouvidos pelo Guia de Compras para acertar na cozinha.

 

✨🔥 Brilho para dentro

O lado mais brilhante do papel alumínio costuma ser indicado para ficar virado para o alimento e o fosco, para cima.

“Quando você embala o alimento, a parte opaca deve ficar para fora porque ela absorve o calor externo, do forno. A parte brilhante vai refletir o calor do alimento, impedindo ele de escapar”, explica Fernanda Suzumura, professora de gastronomia do Senac. “Isso acelera o processo de cocção”, diz.

 

✨❄️ Brilho para fora

A lógica também vale para quando o objetivo é que que o alimento não esquente, mas nesse caso é melhor colocar a parte brilhante para fora e deixar a opaca virada para o alimento. “Se for guardar na geladeira, você faz o contrário, justamente para refletir o calor para fora”, afirma Kay Gentile, gastrônoma.

Gentile relembra ainda que o lado brilhante – justamente o que é indicado para ficar em contato com a comida – tem um pequeno ponto negativo: ele pode “grudar” mais no alimento do que o lado opaco.

Abaixo, veja opções de papel alumínio, suportes e dispensers por até R$ 220, consultados nas principais lojas on-line no começo de agosto.

 

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.

 

Por Laís Ribeiro, g1

 

siga nosso instagram: @plantaohora