A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o quinto voo da operação de repatriação de brasileiros no Líbano pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 6h06 desta segunda-feira (14). O avião KC-30, utilizado na Operação “Raízes do Cedro”, decolou de Beirute no domingo (13), às 12h, trazendo 220 pessoas e dois animais de estimação, segundo o jornal O Globo.
Desde o início da missão, no dia 2 de outubro, a FAB já transportou 1.105 pessoas, além de 14 animais de estimação, entre gatos e cães. Foram trazidas também 19,1 toneladas de bagagem. A operação se destaca pelo volume de ajuda humanitária transportada em paralelo aos resgates.
A situação no Líbano, que se deteriora rapidamente em função da ofensiva militar israelense contra o Hezbollah, preocupa autoridades internacionais. De acordo com o grupo de monitoramento de conflitos Airwars, mais de 1,4 mil pessoas já morreram nos bombardeios, 7,5 mil ficaram feridas e aproximadamente 1,5 milhão de libaneses foram deslocados. As operações militares, direcionadas ao grupo xiita Hezbollah, são descritas como as mais intensas fora da Faixa de Gaza nas últimas duas décadas.
Operação de guerra e resgates – A repatriação dos brasileiros só foi possível após diversos esforços diplomáticos, envolvendo conversas diretas do presidente Lula (PT) com autoridades internacionais durante a Assembleia Geral da ONU em setembro. Lula defendeu a necessidade de um cessar-fogo e o resgate seguro dos cidadãos brasileiros na região de conflito.
Segundo o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Damasceno, a FAB está preparada para repatriar até 500 pessoas por semana.
A operação “Raízes do Cedro” também se beneficia da recente experiência com a operação “Voltando em Paz”, que resgatou mais de 1,5 mil brasileiros da Faixa de Gaza durante o conflito entre Israel e o grupo Hamas. Esse aprendizado logístico tem sido essencial para o sucesso das operações no Líbano.
Brasil 247 / Foto: TV Globo
siga nosso instagram: @plantaohora