iPhone 16: veja 5 carros usados pelo mesmo preço de R$ 15.500 do celular

Setembro chegou e os fãs de tecnologia sabem muito bem o que acontece nessa época do ano: uma nova versão do iPhone é lançada pela Apple. Junto com o aparelho em si, cria-se uma expectativa sobre quanto a gigante norte-americana vai cobrar pela novidade. No caso do novíssimo iPhone 16, as cifras começam em R$ 7.799, mas podem alcançar os R$ 15.499 cobrados pelo modelo Pro Max com armazenamento de 1 TB.

Considerando as cifras que beiram o absurdo, elaboramos uma lista de carros usados que podem ser comprados pelo mesmo preço do iPhone 16 Pro Max mais caro. Antes de continuar, é preciso dizer que sabemos que é raríssimo que alguém cogite trocar um aparelho telefônico por um veículo.

E também que qualquer carro usado de R$ 15 mil necessita de uma análise mais cuidadosa, de preferência feita por um especialista. Dito isso, seguimos com a nossa lista. Aqui você também pode conferir um guia de compra de carros usados de até R$ 10 mil.

 

Chevrolet Classic

Chevrolet Classic — Foto: Divulgação
Chevrolet Classic — Foto: Divulgação

Sem mais delongas, começamos a lista com o Chevrolet Corsa. Carro mais vendido da marca no Brasil, foi produzido por quase 20 anos, entre 1994 e 2012, quando foi substituído pelo Onix. Pela longevidade, é possível encontrar diversas versões, de duas diferentes gerações, carrocerias hatch ou sedã.

Para essa lista, selecionamos o Classic, sedã de primeira geração, mas já com facelift e mudança de nome. Unidades produzidas entre 2006 e 2008 com vidros e travas elétricos e direção hidráulica podem ser encontradas por cerca de R$ 15 mil, sempre com motor 1.0 flex aspirado de quatro cilindros de 72 cv de potência e 9,2 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas.

 

Fiat Siena

Fiat Siena 2004 — Foto: Divulgação
Fiat Siena 2004 — Foto: Divulgação

Concorrente do Chevrolet Classic na época, o Fiat Siena é outro sedã compacto acessível para quem tem famílias maiores. Porém, pelo teto de R$ 15 mil da lista, os classificados oferecem unidades mais antigas, de 2002 a 2004. A oferta de equipamentos varia, e pode incluir unidades completas, com ar-condicionado e direção hidráulica.

O motor também é 1.0, mas o propulsor Fire da Fiat é menos potente. São 65 cv e 9,1 kgfm, capazes de levar o sedã de 0 a 100 km/h em longuíssimos 17,9 segundos. Ao menos o porta-malas de 500 litros é o melhor da nossa lista.

 

Ford Ka

Ford Ka de 2ª geração tem boa dirigibilidade, mas espaço limitado — Foto: Divulgação
Ford Ka de 2ª geração tem boa dirigibilidade, mas espaço limitado — Foto: Divulgação

Se o Siena é o mais espaçoso da lista, o Ford Ka fica na direção oposta. Criado como um subcompacto de vocação urbana, o pequeno hatch se destaca pela agilidade e versatilidade, não pelo espaço interno. Ao menos, também é omais novo da lista. Com R$ 15 mil, há exemplares de 2009 à venda. Porém, talvez seja preciso abrir mão de itens de conforto, como direção hidráulica e vidros elétricos. Ou recorrer a anos anteriores.

De todo modo, o motor do Ka é sempre o 1.0 flex de quatro cilindros em linha capaz de entregar 73 cv e 9,4 kgfm de torque. Com câmbio manual de cinco marchas de engates precisos, move o carrinho de apenas 3,84 metros de comprimento e 900 kg com certa agilidade.

 

Renault Clio

Renault Clio 2010 só era vendido na versão Campus — Foto: Divulgação
Renault Clio 2010 só era vendido na versão Campus — Foto: Divulgação

Um dos hatches compactos mais subestimados do Brasil é o Renault Clio. Produzido em São José dos Pinhais (PR) entre 1999 e 2007, chegou como uma opção mais sofisticada a Gol, Palio e Corsa. As versões mais caras tinham até airbags frontais, quando o item era incomum mesmo em modelos médios. Mas a versão que trazemos aqui é mais recente, de 2010, quando a produção já havia sido transferida para a Argentina.

Estamos falando do Clio Campus hatch de 2 portas, encontrado em anúncios por R$ 15 mil cravados. Se quiser unidades com as portas traseiras adicionais, será preciso recorrer a exemplares mais antigos. Única versão oferecida na época, tinha como opcionais ar-condicionado e direção hidráulica. O motor 1.0 aspirado de quatro cilindros entrega honestos 77 cv de potência e 10,2 kgfm de torque, garantindo um desempenho razoável ao pequeno hatch de 3,81 m de comprimento.

 

Volkswagen Gol

Volkswagen Gol G3 é uma das gerações mais conhecidas do hatch — Foto: Divulgação
Volkswagen Gol G3 é uma das gerações mais conhecidas do hatch — Foto: Divulgação

Fechando a lista, o carro usado mais vendido do Brasil, Volkswagen Gol. Presente também na lista de R$ 10 mil, aqui temos exemplares da geração mais ilustre, a terceira. Estamos falando de carros com mais de 20 anos de fabricação, e, por isso, vale uma vistoria mais detalhada.

Para encontrar um Gol G3 de até R$ 15 mil, é preciso recorrer às versões com motor 1.0 de 65 cv, Plus e Power. Elas se diferenciam pelo pacote de equipamentos, mas, em todos os casos, será difícil encontrar exemplares com ar-condicionado ou quilometragem abaixo de 150 mil km.

 

Por  / autoesporte.globo.com

siga nosso instagram: @plantaohora