Após confirmar investimento de R$ 7 bilhões até 2028 para o Brasil em janeiro, a General Motors (GM), dona da Chevrolet, se prepara para completar 100 anos em 2025. Em comemoração, além de anunciar um investimento adicional ao aporte já divulgado no país, a fabricante deve lançar a renovação da família Onix, formada por hatch e sedã.
As informações foram confirmadas por Fábio Rua, vice-presidente de Comunicação, Políticas Públicas e ESG da fabricante na América do Sul, ao podcast CBN Autoesporte que foi ao ar no último domingo (11). Rua confirmou que a tão aguardada reestilização de Onix e Onix Plus será lançada "em breve".
“Esse R$ 1,2 bilhão vai ser utilizado, sim, para renovar a linha Onix, que é a nossa linha de maior sucesso das duas últimas décadas; e vamos produzir um carro novo, numa categoria nunca antes produzida no Brasil”, mencionou Rua, em conexão com o anúncio de R$ 1,2 bilhão em investimentos que a fabricante fez recentemente para a fábrica de Gravataí (RS), onde o Onix é produzido.
Rua não confirmou quando os novos Onix e Onix Plus chegam, mas deu a entender que será em 2025, como parte das comemorações de 100 anos de operação da GM no Brasil. “É claro que vocês querem saber se é SUV, não é SUV e quando será, mas eu peço um pouco mais de paciência. Lembrando que ano que vem é ano de festa, e em ano de festa a gente dá boas notícias”, disse.
Novo SUV na família Onix
O plano de investimento da GM para Gravataí também prevê que a família Onix terá um novo integrante. A GM não diz oficialmente que carro será, mas tudo indica que será um SUV de entrada, como antecipado por Autoesporte em outro artigo.
Como nossa redação apurou em outras matérias, a expectativa é que o novo veículo aproveite características da atual carroceria do Onix, mantendo os 2,55 metros de entre-eixos do hatch compacto e o conjunto mecânico.
O novo produto se posicionaria, assim, abaixo do Chevrolet Tracker para se tornar rival direto de Fiat Pulse, Renault Kardian e o novo projeto da Volkswagen, o A0 SUV. Rua, contudo, ainda tenta fazer mistério quanto ao segmento no qual atuará esse novo produto:
“Cada vez mais o cliente vem pedindo inovações e, inclusive, novas categorias de carros, que a gente tende a produzir ou trazer importado de alguma das nossas plantas de outros países, para que a gente possa atender toda a gama de clientes da Chevrolet e das marcas da GM”, completou o vice-presidente.
Vale dizer ainda, que o valor de R$ 1,2 bilhão mencionado pelo vice-presidente da Chevrolet no continente foi retirado do aporte de R$ 7 bilhões e investido na unidade industrial da empresa em Gravataí (RS). Para Rua, o capital reforça o compromisso da marca com o estado que sofreu as consequências das enchentes neste ano.
"A gente precisava sinalizar para a população do Rio Grande do Sul o quão importantes eles são para a nossa estratégia de produção, até porque, a nossa planta de Gravataí é a mais eficiente e produtiva do Brasil e é uma das cinco mais eficientes e produtivas do mundo", ressaltou o executivo.
Como será o novo Chevrolet Onix
A linha renovada do Onix deve chegar como ano-modelo 2026, mantendo a plataforma GEM e os motores 1.0 flex de três cilindros da família CSS Prime, que devem ser atualizados para atender às normas do Proconve L8.
Na atual geração, a versão aspirada entrega até 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque, aliado ao câmbio manual de seis marchas. Já a turbo tem sempre 116 cv de potência e 16,8 kgfm, quando abastecida com etanol. O câmbio pode ser manual ou automático, também com seis velocidades.
A carroceria deve manter algumas características, como a distância entre-eixos (são 2,55 m para o hatch e 2,60 m no sedã) e receberá atualizações estéticas com nova grade dianteira, para-choques, faróis e arranjos internos para as lanternas. Já a cabine, deve vir equipada com o mesmo quadro de instrumentos digital e central multimídia MyLink da nova Spin 2025.
Investimento bilionário
Com o direcionamento de R$ 1,2 bilhão para a unidade fabril de Gravataí, os outros R$ 5,8 bilhões restantes serão incorporados às outras fábricas da Chevrolet no Brasil.
Assim, os polos industriais de São Caetano do Sul (SP), que produz Montana, Spin e Tracker; São José dos Campos (SP), responsável por S10 e Trailblazer; Joinville (SC), de motores e Mogi das Cruzes (SP), de estamparia, vêm recebendo outros montantes do aporte para seguir com o objetivo de modernizar as linhas de produção e renovar o portfólio da marca.
Por Júlia Maria Toledo / autoesporte.globo.com
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