Você sabia que existe uma série de comidas que parecem saudáveis mas não são? O peito de peru, por exemplo, é um ingrediente que sempre foi apreciado por quem adere a uma dieta de emagrecimento, mas que, em determinada quantidade, pode ser bastante prejudicial à saúde.
Para te ajudar a entender melhor sobre como manter um cardápio nutritivo e menos nocivo ao organismo, a nutricionista Fernanda Esquitino, do Instituto Nutrindo Ideais, separou uma lista com as 10 piores comidas para saúde e como substituí-las.
Quais são os 10 piores comidas para a saúde?
1 – Embutidos e carnes processadas
Os embutidos e as carnes processadas contêm muito sódio, conservantes e gorduras saturadas. Essas comidas alteram a função intestinal e podem aumentar o risco de doenças cardíacas, hipertensão e até câncer.
Alguns exemplos deste tipo de ingrediente são:
- Salsichas
- Presuntos
- Peito de peru
- Salame
- Linguiça
- Mortadela
- Nuggets
2 – Fast food
Esses alimentos, que geralmente envolvem salsicha e hambúrgueres, são ricos em sódio, conservantes, gorduras saturadas e transgênicas, piorando o risco de doenças como obesidade, diabetes e câncer.
3 – Margarinas e óleos vegetais
“As margarinas e os óleos vegetais são basicamente produzidos através de gorduras trans e óleos vegetais refinados. Promovem aumento do acúmulo de gordura corporal, prejudicam o colesterol e aumentam risco de doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista.
4 – Refrigerantes e bebidas açucaradas
Refrigerantes e bebidas açucaradas, como os sucos de caixinha, são bem prejudiciais à saúde pois contêm grandes quantidades de açúcar, aumentando o ganho de peso, e a propensão à diabetes tipo 2.
5 – Bebidas alcoólicas
Assim como o suco de caixinha e o refrigerante, as bebidas alcoólicas contêm grandes quantidades de açúcar e podem aumentar, significativamente, o ganho de peso, e diabetes tipo 2.
6 – Frituras
“Além de possuírem teor elevado de carboidratos simples, os alimentos fritos são preparados em óleos vegetais com temperatura elevada, o que piora ainda mais o processo inflamatório do corpo, doenças crônicas e o ganho de peso”, conta Fernanda Esquitino.
7 – Sorvete
O sorvete é um das comidas mais perigosos para a saúde pois em sua composição há a junção de açúcar com gorduras trans — que podem aumentar o ganho de peso e piorar em doenças como diabetes. Além disso, o sorvete é pobre em nutrientes e não costuma agregar para uma refeição balanceada.
8 – Balas com corantes artificiais
“As balas, além de terem os corantes, que são industrializados, são alimentos pobres em nutrientes, ricos em açúcar e podem piorar todo o processo inflamatório do corpo”, alerta a nutricionista.
9 – Pipoca de microondas
Apesar de parecer saudável, a pipoca de microondas entra na lista dos piores alimentos para a saúde. “Isso porque a gordura na qual ela fica embalada é de péssima qualidade, gordura trans e, normalmente, utilizam glutamato monossódico para melhorar o sabor”.
10 – Macarrão instantâneo
Embora seja um alimento prático e atrativo para quem tem uma rotina corrida, o macarrão instantâneo é péssimo para a saúde. De acordo com a nutricionista, além de ser pobre em nutrientes, ele é produzido através de farinha branca e gordura trans, que podem aumentar o risco de obesidade e doenças cardíacas.
Substitutos saudáveis para as 10 comidas citados acima
- Carne fresca
- Sanduíches e hambúrgueres artesanais
- Manteiga e azeite
- Água, água com gás, água com limão, chás quentes ou gelados
- Trocar as frituras por alimentos assados no forno
- Sorvete natural, à base de frutas congeladas
- Pipoca de panela feita com azeite
- Macarrão sem ser instantâneo
Por Mônica Melo / clickpb
siga nosso instagram: @plantaohora